Ontem, pela primeira vez, fui ao Museu da Fundação Oriente.
Mais um antigo armazém das docas de Alcântara cujo espaço foi revitalizado e transformado numa ampla exposição sobre a presença portuguesa no Oriente e os Deuses da Ásia.
De entrada, duas exposições temporárias: a primeira, sobre a arte da xilografia, a segunda, sobre os selos portugueses no Oriente.
Trata-se de um espaço bem organizado contendo um vasto espólio de peças riquíssimas que vão desde máscaras do Myanmar, aos trajes dos Samurais, de maquetas de igrejas erigidas pelos portugueses em Goa, às divindades asiáticas.
De lamentar apenas a ausência de audiofones para possibilitar uma visita guiada a qualquer hora.
Opinião final: A não perder!
(Amanita Muscaria)
